07|04 Destaques sobre a Reforma Administrativa - Que Estado queremos?
Monitoramento

07|04 Destaques sobre a Reforma Administrativa

Avaliação geral das temáticas pró-reforma e contra a reforma

📰 GOVERNO

No dia em que o Brasil deve bater a marca inédita no mundo de 4.500 mortos, o Estadão destaca que Jair Bolsonaro terá um encontro na noite de hoje (07) com empresários e banqueiros para discutir vacina privada, reformas e o teto de gastos. Segundo uma fonte próxima à organização do encontro, são esperados nomes como Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Rubens Ometto (Grupo Cosan),  André Esteves (BTG), Candido Pinheiro (Hapvida), José Isaac Peres (Multiplan), Rubens Menin (CNN/MRV), Carlos Sanchez (EMS), Alberto Saraiva (Habib’s) e Flavio Rocha (Riachuelo), além de alguns representantes de empresas de mídia, como Rede Bandeirantes Jovem Pan, que comanda a campanha publicitária pró-agenda de reformas e privatizações, “O Brasil não pode esperar”. O jornal indica que todos os nomes passaram pelo crivo do Palácio do Planalto e foram aprovados pelo próprio Bolsonaro. A reportagem apurou ainda que a saída de Fabio Wajngarten do cargo de Secretário Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações ajudou a melhorar a articulação entre empresários e governo, que antes era vista como difícil. Hoje, esse “meio de campo” estaria a cargo de Fábio Faria, ministro das Comunicações. Os empresários também teriam aprovado as recentes mudanças nos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores.

Em cerimônia fechada no Planalto, a deputada Flávia Arruda (PL-DF) tomou posse como ministra da Secretaria de Governo defendendo as reformas tributária e administrativa. Flávia, que ascendeu à vida pública após o marido José Roberto Arruda ter tido os direitos políticos cassados em 2010, pregou a união entre os três poderes e a responsabilidade fiscal. Até a semana passada, a deputada aliada de Arthur Lira (PP-AL) era presidente da comissão de orçamento da Câmara. O orçamento vem sendo chamado de “peça de ficção” e foi considerado como “inexequível” por Paulo Guedes, que trabalha para que Jair Bolsonaro vete o texto. 

📰 SERVIDORES

O coordenador do Movimento Nacional contra a PEC 32, Jeizon Silverio afirmou que a PEC 32 é uma vingança contra os servidores públicos. Uma retaliação. Não vai ajudar em nada o País e ainda vai prejudicar toda a população com a precarização dos serviços públicos […] Sem servidores, o caos provocado pela pandemia de covid-19 seria muito pior.” O jornal de Brasília indica que o acirramento dos ânimos dos trabalhadores aumentou após as recentes declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que pressionou o Congresso nesta semana ao dizer que a proposta será mais dura à medida em que demorar sua aprovação. 

Com a mudança do comando da Polícia Federal, o presidente da Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal, Edvandir Paiva, afirmou que a reforma administrativa é o primeiro assunto que os policiais querem discutir com o novo diretor da PF, Anderson Torres. Paiva declarou à CNN que “os policiais estão se sentindo muito desvalorizados pelas reformas atuais e pela maneira com que estão sendo tratados pelo governo.”

📰 EMPRESAS E MERCADO

Em entrevista à Sônia Racy no Estadão, Marcos Lisboa, presidente do Insper, disse que o primeiro passo de um plano de ação para a recuperação do país nos próximos dois anos deveria ser uma mudança no foco da política pública, que deve ser o cidadão. O segundo passo seria reduzir gastos obrigatórios com servidores da ativa e aposentados, sobretudo nos estados e municípios. O presidente do Insper ressaltou que se refere a servidores públicos não avaliados pelo desempenho, ou que se aposentam muito cedo, que têm promoção automática, que recebem quinquênios. Racy questionou Lisboa sobre como dar esses passos, uma vez que “só gritam os que estão contra!”. Ele disse entender que o debate está começando a mudar e afirmou que “foi o que se viu com a Previdência: a reforma veio com 20 anos de atraso, mas veio.” Sobre a PEC 32, Lisboa se referiu no passado e afirmou que era muito tímida e não trazia reforma nenhuma que valesse a pena e “muito menos preocupação com o cidadão.” Marcos Lisboa declarou se sentir um “servidor público” e tem convicção de que a construção de regras de ascensão no serviço público condicionadas ao atendimento das necessidades da criança será a verdadeira transformação do Estado.   

No âmbito da campanha “O Brasil não pode esperar”, o presidente do Instituto de Formação de Líderes, Márcio Ramos exercitou a criatividade narrativa e afirmou que todos os brasileiros entenderam a importância da reforma da Previdência para a saúde econômica do país, mas o que seria economizado em dez anos com a reforma (R$1,3 trilhões) foram gastos em um ano de pandemia. E que por causa disso, e de outros motivos, a reforma administrativa e a reforma tributária são ainda mais importantes. Ramos disse que a reforma administrativa ajuda a conter os gastos públicos, diminuir diretamente e indiretamente a dívida pública e equiparar os benefícios dos servidores públicos aos da iniciativa privada. O formador de lideres completou que gastamos em torno de 1.500 horas por ano pagando impostos, enquanto outros países, como Estados Unidos e Alemanha, gastam entre 200 e 300 horas e que por isso precisamos urgentemente priorizar, apoiar e passar essas reformas”.

📰 ARTIGOS

Em artigo no Estadão, Lucas Ambrózio disse que há neste momento um importante movimento acontecendo para promover a reforma administrativa nos municípios. E ressalta que foi iniciada no mês passado uma jornada promovida pela Comunitas e que conta com a participação de 12 municípios, de todas as regiões do país e com prefeitas e prefeitos dos mais diferentes espectros partidários. Ele entende que há que se aproveitar a excelente janela de oportunidade: o início dos mandatos municipais e o momento de crise, que está exigindo ainda mais da capacidade de atuação dos governos locais e da prestação de serviços públicos.

📱REDES SOCIAIS

O dia foi de baixo engajamento nas redes sociais nas temática da Reforma Administrativa. O tema vacinação, na perspectiva do papel do Estado, tem dominado a discussão nos canais e páginas que debatem a Reforma. A aprovação da compra privada de vacinas teve grande repercussão e as críticas foram, em grande parte, endereçadas aos “liberais”.  Os grupos de WhatsApp seguem em engajamento crescente em busca de ações conjuntas de pressão junto aos parlamentares nas redes sociais e de mobilização

✔️ Manchetes, matérias, editoriais e entrevistas do dia sobre a Reforma Administrativa.

GOVERNO

Flávia Arruda defende aprovação de reformas e prega união dos Poderes Metrópoles (06/04/21) 

Encontro de Bolsonaro com empresários deve discutir ‘vacina privada’, reformas e teto de gastos Estadão (06/04/21) 

SERVIDORES

Servidores prometem “guerra” contra a reforma administrativa Jornal de Brasília (06/04/21)

Delegados da PF querem apoio de novo comando para se blindarem de reforma CNN (06/04/21)

MERCADO E EMPRESAS

Márcio Ramos apoia aprovação da reforma administrativa para diminuir dívida pública Jovem Pan (06/04/21). 

[Entrevista] ‘Foco da política pública tem de ser o cidadão’, sugere Marcos Lisboa  Estadão (07/04/21) 

ARTIGOS

Desafios para a reforma administrativa nos municípios Por Lucas Ambrózio em Estadão (06/04/21)

📱 Trend Topics: quais os assuntos estão em pauta relacionados à Reforma Administrativa

As discussões sobre a Reforma Administrativa repercutiram os números da pandemia, a compra privada de vacinas e pautas políticas. Nos grupos de WhatsApp, as chamadas para as ações de pressão sobre os parlamentares voltaram a crescer. No contexto de discussão na web destacam-se os termos: Serviço Público; Extintos; Punição; Destruição; Oferta; Órgãos; Remédios; Lucro; Sentença. 

📱 Páginas ou pessoas que se destacaram no debate sobre a Reforma Administrativa nas Redes Sociais

[TWITTER] Henrique @Henriq_cap (628k) “A reforma administrativa do governo é mais uma falsa solução milagrosa. Significa mais um passo no desmonte do Estado nas áreas da saúde, da educação e da segurança pública. #ServicoPublicoSalva” (O Tweet está com 520 interações)

[TWITTER] Professor Tulio @proftulionit (8,0k) “Lembra do filme “Titanic”? Lembra dos ricos fugindo no bote e deixando os pobres afundarem? Lembrei disso quando vi a bancada do NOVO votando a favor da permissão para empresários comprarem suas vacinas e furarem a fila …” (O Tweet está com 202 interações). 

[TWITTER] Ricardo Amorim @Ricamconsult (1,4M) “Por que muitos dos que se dizem contra concentração de renda são contra #ReformaAdministrativa ampla q atinja todos no setor público, q reduziria concentração de renda, q cresceu nos desde 2012 por reajustes ao funcionalismo maiores q país consegue bancar?” (O Tweet está com 702 interações). 

[TWITTER] Ricardo Amorim @Ricamconsult (1,4M) “Historicamente, foi quando estava à beira do precipício, que BR adotou medidas econômicas mais importantes, como Plano Real e Lei de Responsabilidade Fiscal. Vamos repetir a dose e aprovar uma ampla #ReformaAdministrativa que atinja todos ou, dessa vez, vamos pular lá para baixo?” (O Tweet está com 490 interações). 

[TWITTER] Rubens Otoni @RubensOtoni (18,1k) “✅🔴A REFORMA QUE O POVO QUER- Eu defendo uma REFORMA ADMINISTRATIVA que fortaleça o ESTADO e garanta DIREITOS do SERViDOR. Eu quero uma REFORMA TRIBUTÁRIA que seja JUSTA e SOLIDÁRIA,que tribute as GRANDES FORTUNAS. Topa fazer essas, GUEDES?♦️#ServicoPublicoSalva” (O Tweet está com 272 interações). 

📌 Para ficar de olho


[LIVE] Hoje (07) às 19h – LIVE da CUT – Dia Mundial da Saúde – Salvar Vidas e Proteger o Trabalho – Vacina para todos e todas – Em defesa da quebra de patentes – transmissão pelas redes sociais da CUT Brasil. Twitter | Facebook | YouTube