08|04 Destaques sobre a Reforma Administrativa - Que Estado queremos?
Monitoramento

08|04 Destaques sobre a Reforma Administrativa

Avaliação geral das temáticas pró-reforma e contra a reforma

📰 GOVERNO

Às vésperas do Brasil completar a trágica marca de 350 mil mortos, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes jantaram com os “donos do PIB” na casa do empresário Washington Cinel (Cia. de Segurança Gocil) e se comprometerem com a agilidade da vacinação e a agenda de reformas, dentre elas, a Administrativa. Bolsonaro destacou que a Fiocruz (RJ) e o Butantan (SP) têm capacidade de produzir o imunizante. O instituto paulista, contudo, parou a produção de vacinas ontem por falta de insumos. Em evento regado a camarão e champanhe Dom Pérignon, os empresários críticos do auxílio emergencial de R$600, ovacionaram Jair Bolsonaro, que também estava acompanhado no articulador político do governo e presidente do BC, Roberto Campos Neto e pelo ministro das comunicações e genro de Silvio Santos, Fábio Faria. Cinel fez questão de destacar que os empresários estão com Bolsonaro e que “o Brasil não volta para ladrão e vagabundo”. Bolsonaro aproveitou para criticar as medidas de isolamento e questionou “imagina se o Haddad tivesse ganhado?” O Valor destaca que nenhum dos presentes, dentre eles, Luiz Carlos Trabuco (Bradesco) e David Safra (Banco Safra), fez qualquer crítica a gestão da pandemia que faz com que o Brasil acima de todos os outros países no número de mortes diárias pelo novo coronavírus.

Em evento virtual promovido pelo Itaú – Latam, Paulo Guedes afirmou que “com a pandemia, o governo se voltou para medidas emergenciais, mas sempre manteve a agenda de reformas em mente, entre elas, a tributária e a administrativa.” Guedes disse que algumas medidas, como o auxílio emergencial, foram retomadas por causa da segunda onda da pandemia, que veio mais forte, e que o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), programa que permite a suspensão ou redução dos contratos de trabalho de forma temporária, será anunciada a qualquer momento. Quando questionado sobre a sustentabilidade fiscal, Guedes afirmou que o governo renovou o auxílio emergencial, mas com o intuito de remover gradualmente e que, eventualmente, pode ser criado um programa social para cumprir a função de uma espécie de rampa de ascensão social.

📰 CONGRESSO

O relator da PEC 32 na CCJ, Darci de Matos (PSD – SC) se reuniu por videoconferência com o presidente do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, e o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Bob Machado para discutir a proposta. Matos sinalizou que poderá modificar alguns pontos do texto antes de seguir para a comissão especial.

O blog da Direção Concursos destaca a apresentação do texto substitutivo à PEC 32 apresentado por parlamentares e entidades representativas. Um dos pontos do novo texto retira o “vínculo de experiência” como consta na proposta apresentada pelo governo Bolsonaro. Os parlamentares disseram que “ao invés de se selecionarem os mais capazes, o período de experiência pode resultar na subversão dos critérios de seleção, uma vez que os candidatos aos cargos seriam submetidos a critérios subjetivos”. Outro ponto retirado pelo texto dos opositores é em relação aos procedimentos simplificados para contratação de pessoal. De acordo com a justificativa, a proposição de um modelo simplificado corre o risco de ir contra legislações que buscam impedir fraudes.

📰 SERVIDORES

Em nota divulgada na manhã desta quarta, 7, no dia seguinte à troca de comando na Polícia Federal, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal afirmaram que os servidores se sentem ‘abandonados’ pelo governo federal ‘diante de reformas que injustamente lhes retiram direitos e ameaçam a continuidade da PF como órgão forte e capaz de executar suas funções constitucionais’.

📰 EMPRESAS E MERCADO

Em críticas à obsessão de Jair Bolsonaro com as eleições de 2022, Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, disse que “o cara está eleito para atender a demanda da economia e da geração de empregos” mas que “tudo está girando com calendário eleitoral.” Moraes também relembrou que as reformas administrativa e tributária estão em tramitação desde o ano passado, antes do primeiro turno das eleições municipais e foram postergadas para depois do segundo turno. “Debate ficou esperando presidentes das Câmaras. Depois a posse. Agora já discute orçamento. E colocam emendas parlamentares que tem clara preocupação com eleição de 2022”.

📱REDES SOCIAIS

As redes e canais que debatem a Reforma Administrativa seguem repercutindo o agravamento da crise sanitária e o processo de vacinação. Cada vez mais há uma associação entre os números da pandemia e os representantes da “Faria Lima”, que são colocados como fiadores de Bolsonaro na má gestão da pandemia, que colapsou o sistema de saúde do país e produz quase 4 mil mortos por dia. Na rede de economistas e acadêmicos defensores da Reforma Administrativa, teve boa repercussão o estudo divulgado ontem sobre a renda no setor público em comparação ao setor privado. Nos grupos de WhatsApp, as ações de pressão junto aos parlamentares segue em bom ritmo e tem sido um ponto importante de engajamento nas redes.

✔️ Manchetes, matérias, editoriais e entrevistas do dia sobre a Reforma Administrativa

GOVERNO

Em jantar com empresários, Bolsonaro mantém críticas ao isolamento social Valor Econômico (07/04/21).

Em jantar com empresários, Bolsonaro promete acelerar vacinação e é ‘ovacionado’ Estadão (07/04/21)

Guedes: “Vamos baixar a dívida novamente” O Brasilianista  (07/04/21). 

CONGRESSO

‘Relator da reforma do serviço público na CCJ da Câmara sinaliza mudanças no texto O DIA (07/04/21)

Reforma Administrativa: oposição elabora texto substitutivo Direção Concurso (07/04/21)

SERVIDORES

Delegados dizem a novo chefe da PF que se sentem ‘abandonados’ pelo governo e perdem direitos com reformas Estadão (07/04/21)

‘Reforma administrativa vulnerabiliza o funcionamento da PF’, diz representante de delegados O DIA (07/04/21)

MERCADO E EMPRESAS

“Pensam na eleição e não em fechar 2021”, diz presidente da Anfavea EXAME (07/04/21)

📱 Trend Topics: quais os assuntos estão em pauta relacionados à Reforma Administrativa

As discussões sobre a Reforma Administrativa repercutiram os números da pandemia, a compra privada de vacinas e pautas políticas. Nos grupos de WhatsApp, as chamadas para as ações de pressão sobre os parlamentares voltaram a crescer. No contexto de discussão na web destacam-se os termos:Servidores; Trâmite; Prioridades; Institucionaliza; Contra; Validação: Deputado; Paulo Guedes; Arthur Lira; Privatização; Sindicais.

📱 Páginas ou pessoas que se destacaram no debate sobre a Reforma Administrativa nas Redes Sociais

[TWITTER] BlogdoNoblat (1,1M) “Nenhum presente fez crítica direta à crise sanitária que o país enfrenta, mas boa parte crítica como medidas mais restritivas do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Muitos ali falaram mal da gestão do PT e veem o ex-presidente Lula como inimigo. (VALENTIA)” (O Tweet está com 2k interações). 

[TWITTER] Gregorio Duvivier (1,5M)”O cara com quem os donos PIB vão jantar hoje à noite. O cara quem a Faria Lima sustenta no cargo e cogita apoiar a reeleição. O mercado financeiro é o principal fiador de toda a desgraça que acontece neste país.” (O Tweet está com 5,8k interações).

[TWITTER] Eduardo Girão (23,2k) “O Brasil não pode + esperar: a reforma administrativa e a tributária devem ser concomitantes e urgentes!  via @YouTube” (O Tweet está com 340 interações). 

[TWITTER] Movimento Contra Reforma ADM (3,9k) “Senador Eduardo Girão acaba de fazer essa postagem no face, dizendo ser urgente a aprovação da reforma administrativa, com slogan: ”o Brasil não pode mais esperar”! Encham as redes sociais dele! ELE TÁ RESPONDENDO NOS COMENTÁRIOS” (O Tweet está com 47 interações)

[TWITTER] Professor israel SOS ao quadradoBandeira do brasilBandeira das Nações Unidas (9,6k) “A reforma administrativa é uma bomba para o servidor q está no combate à covid-19. Além da perda de direitos, abre brecha para perseguição e demissão e tb dificuldades aposentadorias ao criar novos vínculos. Hora de unir quadro. # Pec32Não #SomosTodosServidores @SindSaude_DF” (O Tweet está com 5,2k interações).

[TWITTER] Ana Carla – #VivaaDemocracia (16,1k) “Desigualdade é o nome do jogo: entre setor público e setor privado e dentro do setor público. Jogo que só vai mudar após uma ampla #reformaadministrativa para já e para todos” (O Tweet está com 120 interações). 

[TWITTER] Ricardo Amorim@Ricamconsult (1,4k) “Por que muitos dos que se dizem contra concentração de renda são contra #ReformaAdministrativa ampla q atinja todos no setor público, q reduziria concentração de renda, q cresceu nos desde 2012 por reajustes ao funcionalismo maiores q país consegue bancar?” (O Tweet está com 776 interações). 

📌 OUTROS CONTEÚDOS SOBRE A REFORMA

[VÍDEO] Direção News – Reforma Administrativa: texto substitutivo elaborado, veja PRINCIPAIS pontos #concursopublico#concursos2021

📌 PARA FICAR DE OLHO

[LIVE] Toninho Vespoli – Live de lançamento do canal do Movimento Caravana na Educação. 📺 Particpe da primeira LIVE sobre a PEC 32 com a participação de Eblin Farage, assistente social, professora da UFF e ex- presidente do ANDES-SN. 08/04 às 20h