14|04 Destaques sobre a Reforma Administrativa - Que Estado queremos?
Monitoramento

14|04 Destaques sobre a Reforma Administrativa

Avaliação geral das temáticas pró-reforma e contra a reforma

📰 DADOS OCDE

O Sputinik News destaca que os indicadores compostos avançados da OCDE para o mês de março mostram que o Brasil é a única grande economia mundial que aparece com desaceleração. Segundo a organização, há um “abrandamento do crescimento” da economia brasileira que vem desde antes da pandemia. O economista Mauro Rochlin, professor dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirmou que “o país vinha de três anos de baixíssimo crescimento econômico e de um trimestre de crescimento negativo”. Rochlim acredita que para o Brasil mudar essa tendência e recuperar o progresso econômico, é preciso que o país vá na “raiz do problema” ao invés de apenas olhar para os danos causados pela pandemia. “Olhando de forma bem objetiva para o que o Brasil precisa dispor para poder pensar em um crescimento mais intenso está a reforma administrativa, que pode reduzir o peso do Estado sem maiores ônus em termos sociais. E uma reforma tributária que faça pesar sobre aqueles que tem maior capacidade contributiva a carga que hoje o Estado é obrigado a carregar”, defendeu.

📰 GOVERNO

Parlamentares do Centrão apelidaram Paulo de Guedes de “Liberal de Taubaté”. Além do incômodo com a demora do governo federal em resolver o impasse em torno do Orçamento, seria uma reação aos rumores de que o chefe da equipe econômica trabalha em uma PEC que abarcaria uma série de gastos extraordinários, como BEm, Pronampe e despesas discricionárias da Saúde. O objetivo do projeto seria garantir a abertura de espaço no teto de gastos para as emendas que eventualmente serão vetadas na proposta de Orçamento. Com isso, parte desses gastos de parlamentares seriam permitidos posteriormente, por crédito suplementar ao Orçamento, após a mudança constitucional. Reservadamente, deputados do Centrão afirmam que há “uma ingenuidade política” por parte de Guedes por acreditar que a proposta “pode ser uma solução mágica para o impasse em torno do Orçamento”. O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) classificou a PEC como “fura teto”. “Acabei de receber a minuta da PEC fura teto do governo. É um erro. Na minha opinião, deveríamos criar a comissão da PEC do deputado Pedro Paulo, que trata de redução de despesas do governo federal. Este seria o caminho correto pra organizar o orçamento federal. Se há espaço pra discutir uma PEC, esta emenda vai no caminho correto”, escreveu Maia, em seu perfil no Twitter.

📰 MERCADO

Em entrevista ao Valor Econômico, Silvia Scorsato, nova presidente da ABBC (Associação Brasileira dos Bancos), imaginava que no começo de 2021 as coisas iam tomar o rumo da normalidade e se deparou com uma situação pior que a de 2020, que foi horrível em termos de saúde mundial, mas no setor financeiro as coisas foram até controladas. A economia está parada e às vezes precisa parar. Repetindo o mantra do mercado financeiro, Scorsato afirmou que “algum tipo de definição sobre o futuro e até sobre a inadimplência depende muito da vacinação e também das reformas do governo, a administrativa e a fiscal, como a gente vai lidar com os gastos públicos […] Definidas a vacinação e essa questão das reformas, o Brasil tem tudo para entrar num ritmo bom. Sem isso, não dá nem para fazer projeções”.

📰 ARTIGO

Em artigo publicado na Exame, o Instituto Millenium afirmou que um número alto de funcionários públicos com salários exorbitantes e a grande quantidade de burocracias atrapalham mais do que cooperam com o desenvolvimento do país, afinal, Estado inchado não é sinônimo de eficiência. O Instituto usa como exemplo a compra de oxigênio em Manaus durante o pico da crise sanitária. O Millenium atribui a demora aos processos de licitação e aprovação da Anvisa. O economista Gustavo Grisa, explicou que o excesso de burocracia e os processos extremamente complexos atrapalham o tempo de resposta e de decisão, encarecem as operações do serviço público e ainda resultam em perdas econômicas, de oportunidades e, em tempos de pandemia, perdas de vida. Neste contexto, a Reforma Administrativa seria extremamente importante pois atualizaria todo o sistema organizacional para as demandas atuais e enxugaria o gasto desnecessário do recurso público. Grisa afirmou que “a Reforma Administrativa fixa a estabilidade apenas nas carreiras típicas de Estado e nas outras carreiras se vincula isso a várias situações de desempenho e de economia. Veta principalmente a acumulação de benefícios baseados no tempo de serviço do funcionário”. A ideia seria que o mérito e a progressão sejam ofertados para aqueles que realmente têm “uma vida funcional acima da média.”   

📱 REDES SOCIAIS

A abertura da CPI da Covid dominou os debates nas redes e canais que discutem a Reforma Administrativa. Outro debate que esquentou as redes foi a votação da urgência do PL 5595/20, que força a volta às aulas no pico da pandemia. Em seu Twitter, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) acusou a “bancada Lemann” de se unir ao Novo e ao PSL em uma medida que afeta diretamente os servidores públicos da educação. A chamada “bancada Lemann” é formada por parlamentares ligados ao RenovaBR, movimento criado dentro do CLP – Lideranças Públicas que defende a “Reforma do RH do Estado”. 

✔️Manchetes, matérias, editoriais e entrevistas do dia sobre a Reforma Administrativa.

DADOS OCDE

Baixo desempenho da economia brasileira já ocorria antes da pandemia, explica especialista Sputinik News (13/04/21). 

GOVERNO

Centrão apelida Guedes de ‘liberal de Taubaté’ após PEC que estoura o teto Valor Econômico (13/04/21). 

MERCADO

Nova presidente da ABBC põe foco em ESG e competição Valor Econômico (14/04/21). 

ARTIGO

Reformas Administrativa e Política são urgentes! Entenda. Por Instituto Millenium em EXAME (13/04/21). 

📱 Trend Topics: quais os assuntos estão em pauta relacionados à Reforma Administrativa

As discussões sobre a Reforma Administrativa repercutiram os números da pandemia e a abertura da CPI da Covid. Nos grupos de WhatsApp, as chamadas para as ações de pressão sobre os parlamentares voltaram a crescer. No contexto de discussão na web destacam-se os termos: Pandemia; Arthur Lira; Sociedade; Servidores Públicos; Parlamentares; Serviço Público; Estado; População; Petição; Suspensão. 

📱 Páginas ou pessoas que se destacaram no debate sobre a Reforma Administrativa nas Redes Sociais

[TWITTER] Glauber braga (214,8k) “A bancada Lemann ataca novamente. Se uniram ao PSL e ao Novo e votaram a favor da urgência do PL 5595/20, que força a abertura de escolas no pior período da pandemia. Além disso, esse projeto, como consequência, ataca o direito de greve. O RenovaBR odeia trabalhador organizado.” (O tweet está com 8,5k interações). 

[TWITTER] Felipe Rigoni (25,7k) “Gestão pública deve ser feita com metas e resultados. O país não pode viver no atraso das perseguições ideológicas. O serviço público, com espaço para inovação e avaliação de desempenho, é uma ferramenta de transformação.”  (O tweet com a matéria de O Globo sobre a perseguição ideológica à servidores Públicos está com 51 interações). 

[TWITTER] Felipe salto (30,3k) “Participação do economista da @IFIBrasil, Alessandro Casalecchi, autor do Estudo Especial com simulações para reforma administrativa, no programa Primeiro Item da @RadioSenado” (O tweet está com 24 interações). 

[TWITTER] Aod Cunha (9,9k) “Nao há mais vacinas. Não há auxílio emergencial maior. Não há reforma administrativa e tributária. Não há orçamento 2021. Mas se para tudo até que as emendas parlamentares escolhidas garantidas.” ( O tweet está com 334 interações). 

[TWITTER] Enio Verri (44,1k) “Não adianta discutir volta às aulas presenciais, se por outro lado a Educação sofre desmonte com a Reforma Administrativa, com desvalorização do professor, ataque ao servidor público, estabilidade à estabilidade e plano de carreira, vencido mais baixo e falta de estrutura nas escolas.” ( O tweet está com 151 interações). 

[TWITTER] Uallace Moreira 🇧🇷🇰🇷 (616,5k) “Reforma Administrativa. Um dos princípios é terceirizar serviços públicos. No mundo, há um processo de reestatização e nacionalização dos serviços públicos. Motivos? Qualidade e preço dos serviços do setor privado. O Brasil vai na contramão.” (O tweet está com 354 interações). 

[TWITTER] Gabriela Rodart (18,6k) “Já ouvi de muitas pessoas que “servidor público não faz nada”. Pessoal, existem muitos homens e mulheres honrados no serviço público, credem. Trabalhar de maneira digna passa por condições de serviço que também ofereçam dignidade a quem o presta.” (O tweet está com 141 interações).

[FACEBOOK] Diga não à Reforma Administrativa! (40k) “O custo de um deputado em um mês pode pagar um aposentado por 12 anos! Onde precisa reforma??” (O post está com 446 reações, 09 comentários e 192 compartilhamentos). 

[INSTAGRAM] lacasadadireita (1k) É muita canalhice com o pagador de impostos. #rachadinha #impeachment #bolsolpetismo #impostos #reformaadministrativa Assista ao vídeo! (O post está com 1,6k interações). 

[INSTAGRAM] Movimento a Serviço do Brasil (3,2k) Durante a pandemia da Covid-19 o serviço público, principalmente na área da saúde, foi essencial para amenizar os impactos da crise na população. A aprovação da #ReformaAdministrativa pode acabar com investimentos em serviços essenciais como este. Confira o recado da influenciadora @rita_von_hunty sobre a PEC. (O Post está com 507 interações). 

📌 Para ficar de olho

[LIVE] Guide Investimentos (19,4k). Reforma Administrativa: live com Bia Kicis, a nova presidente da CCJ da Câmara dos Deputados.  A iniciativa é a primeira de uma série de conversas com importantes nomes que discutirão o atual cenário político e analisarão o impacto no mercado financeiro, especialmente nos investimentos. 15/04 às 12h. 

📌 Outros conteúdos sobre a Reforma Administrativa

[VÍDEO] Auditoria Cidadã da DívidaMecanismos do Banco Central enterram a economia do Brasil. Em live realizada pela CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) que debateu a PEC 32, conhecida como reforma administrativa, a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, fez um breve resumo sobre o imenso custo da política monetária do Banco Central, que favorece o setor financeiro, amarra a economia real e é a responsável pelo rombo nas contas públicas. (O vídeo está com 922 visualizações).


[PODCAST] Instituto MilleniumGustavo Grisa defende aprovação da Reforma Administrativa. O economista Gustavo Grisa e o cientista político Murilo Medeiros explicam como a pandemia evidenciou a necessidade de mudanças estruturais no modelo de gestão do Estado, e destacam a urgência de aprovarmos as reformas Administrativa e Política.