23|03 Destaques sobre a Reforma Administrativa - Que Estado queremos?
Monitoramento

23|03 Destaques sobre a Reforma Administrativa

Avaliação geral das temáticas pró-reforma e contra a reforma

📰 CARTA DOS BANQUEIROS E ECONOMISTAS

O assunto de ontem foi a carta aberta dos banqueiros e economistas pedindo vacinação, uso de máscara, algum tipo de isolamento social e uma coordenação centralizada. O Valor Econômico afirma que a carta elevou a pressão sobre Bolsonaro e vai impactar na reunião entre a cúpula dos três poderes agendada para amanhã (24), que deve propor um comitê de crise, que tiraria do presidente Jair Bolsonaro a “condição de responsável-mor pela mortandade brasileira recorde.” O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) afirmou em evento na Associação Comercial de SP que o negacionismo virou uma “brincadeira de mau gosto, macabra e medieval”. A um banqueiro que não é signatário da carta afirmou que a carta simboliza a paciência esgotada de agentes econômicos importantes com a conduta do presidente da República e de seu governo na pandemia. Segundo o banqueiro, Pacheco teria afirmado que o Congresso também está por um fio com o governo Bolsonaro. Um banqueiro declarou ao Valor Econômico que não é só a má gestão da pandemia que incomoda. Segundo ele, o Brasil virou uma “zona de perigo” com a alta da inflação e a desvalorização cambial e que o governo flerta com o risco fiscal porque “Bolsonaro terá que ser cada vez mais Bolsonaro” para recuperar sua popularidade. Outra fonte disse que o objetivo é mesmo fazer pressão, não se fala em impeachment de Bolsonaro.

O governo encarou a carta como um movimento político contra Jair Bolsonaro na fase mais dura da pandemia, que completa essa semana a marca trágica de 300 mil mortos. O governo prevê que a situação da pandemia no País vai piorar muito ainda nas próximas três semanas e até lá o presidente terá que administrar a “fervura” política que vai aumentar no setor produtivo e no Congresso. Dentre os auxiliares de Bolsonaro, há quem analise que a carta é “mais do mesmos críticos de sempre” e se trata de uma jogada para romper a polarização entre o presidente e o ex-presidente Lula e viabilizar uma alternativa ao centro. Já entre a equipe de Paulo Guedes, a ordem é ficar em silêncio, apesar de terem considerado injustas as críticas de que nada foi feito para combater a pandemia. 

Por falar em Paulo Guedes, o mercado estranhou a ausência de economistas da XP e do BTG Pactual entre os signatários da carta, como a economista Zeina Latif, árdua defensora da Reforma Administrativa. A percepção para a ausência na cara é unânime: XP e BTG Pactual são as instituições financeiras com maior trânsito na Esplanada dos Ministérios. Há integrantes do governo que mudam a agenda para receber representantes dessas duas instituições financeiras. Não há pedido negado para elas.

📰 EMPRESAS

O Movimento Convergência Brasil, apoiado por Luiza Trajano Jorge Gerdau, capitaneado por Evaristo Amaral, ex-Santander, intensificou o corpo a corpo para emplacar a ideia de alocar recursos advindos da suposta economia de gastos com a reforma administrativa para pagar a renda básica. O grupo de empresários conta com um apoio de peso, o ex-secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel, que tem ajudado Amaral a amarrar a agenda do grupo com a do governo. Segundo Uebel, a proposta pode ajudar a reduzir a resistência da sociedade civil e de partidos de esquerda às reformas. Para ele, a pauta tem um apelo social muito importante e pode gerar uma comoção a favor da emenda a ser apresentada à comissão que discutirá o conteúdo da reforma administrativa. Apoiadores da iniciativa, contudo, não acreditam que será uma discussão fácil em Brasília, pois avaliam que Bolsonaro tem um viés mais estatizante.

O presidente da Telefônica Brasil (Vivo), Christian Gebara, afirmou que o foco do Brasil deveria ser a aprovação das reformas estruturais. Para o executivo, o Brasil é um foco natural de investimentos para empresas de todo o mundo, mas é necessário criar condições para isso. “Isso é credibilidade fiscal, credibilidade de realização de reformas, credibilidade de vacinação”, diz. E que a reforma administrativa é necessária para reativar a economia. O executivo do setor de telecomunicações não apresentou um único dado que corrobora a afirmação. 

📰 INDUSTRIA

A Confederação Nacional da Indústria elaborou o documento “Agenda Legislativa da Indústria” no qual pedem as reformas Administrativa e Tributária. Dentro da ideia de “janela de oportunidade” neste ano pré-eleitoral que a CNI considera um ano estratégico para as pautas avançarem já que não haverá eleições e os parlamentares podem concentrar esforços em promover ajustes que aumentem e melhorem o ambiente de negócios, garantam a sobrevivência das empresas e estimulem a geração de empregos. O documento apresenta uma pauta mínima que inclui a Reforma Administrativa.

📰 SERVIDORES 

O Estadão traz na capa de sua edição impressa que a proposta de Orçamento de 2021, apresentada pelo relator Márcio Bittar (MDB-AC), prevê aos Militares 22% dos investimentos e reajuste salarial. Pela proposta, os militares também são a única categoria que deve ser contemplada este ano com reajuste, o que deve consumir outros R$ 7,1 bilhões dos cofres públicos, enquanto todo o restante do funcionalismo está com o salário congelado até dezembro. Em contraposição, o Sistema Único de Saúde receberá um aumento de menos de 20% do valor previsto à Defesa, R$ 1,2 bilhão.

O Correio Braziliense e a Jovem Pan deram destaque à mobilização chamada pela União dos Policiais do Brasil (UPB). A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária também aderiu ao ato e afirmou que o “objetivo da manifestação é chamar a atenção da sociedade e das autoridades para os inúmeros retrocessos que a categoria vem sofrendo com seguidas propostas do governo federal contra os servidores públicos.” Dentre os retrocessos apontados pela categoria estão a PEC emergencial, que congela os salários e proíbe a contratação de novos funcionários e a Reforma Administrativa, que arrisca a estabilidade da categoria, assim como a possibilidade de criação e extinção de cargos de chefia por meio de decreto. A Jovem Pan, que promove a campanha publicitária “o Brasil não pode esperar”, fez questão de contrapor que a PEC 32 é considerada tímida até pelo Ministério da Economia. 

📰 CONGRESSO 

O relator da PEC 32 na CCJ, Darci de Matos (PSD-SC) afirmou que a comissão deve dedicar esta semana à realização de audiências públicas sobre o tema e que a expectativa é votar o relatório na semana que vem. 

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) disse à Jovem Pan, dentro da campanha “O Brasil não pode esperar”, que a reforma administrativa vem em sequência à reforma da previdência, que tratou dos servidores inativos. E que agora é preciso voltar às atenções para os servidores da ativa. Nesse contexto, a reforma administrativa enviada pelo governo foi apresentada de forma a atingir apenas aqueles servidores que forem contratados após a sua aprovação e trazendo alterações importantes, como novas regras para contratações, o fim da estabilidade e, ainda, medidas que facilitem as demissões.

📰 ARTIGOS

Em artigo no Globo, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), disse que o Brasil precisa de mais reformas e que por isso propôs a reforma tributária que tramita no Congresso. Segundo Baleia, há um consenso inédito entre os deputados e os governos estaduais sobre a saída. Se a União se empenhar um pouco, a reforma será aprovada, e o país terá um potencial de crescimento muito maior que o atual. A reforma administrativa proposta pelo governo deve ser amplamente debatida, pois é um passo para reduzir o peso do Estado sobre uma sociedade que precisa gastar mais com educação, saúde e segurança.

📱 REDES SOCIAIS

A carta aberta dos economistas e banqueiros movimentou as redes sociais e gerou manifestações de apoio e fortes críticas pela demora do mercado financeiro em se manifestar. A economista Monica De Bolle, signatária da carta, fez uma live em tom duro, na qual nomeou alguns economistas que nos últimos meses, mesmo com o esgarçamento da condição da população e o aumento exponencial da crise, seguiram defendendo o teto de gastos, as contrapartidas fiscais a um auxílio emergencial insuficiente e a Reforma Administrativa. De Bolle cobrou que a carta se transforme em posicionamento claro contra as agendas liberais que seguem sendo defendidas. O dia foi marcado por dois tuitaços que levaram o assunto “Reforma Administrativa” aos assuntos mais comentados do Twitter com mais de 25k menções. A tag #STFanulaPEC32 subiu às 18h e a tag #PEC32daGranada às 19h. A mobilização nos grupos de WhatsApp foi intensa em torno dos tuitaços

 ✔️ Manchetes, matérias, editoriais e entrevistas do dia sobre a Reforma Administrativa

CARTA DOS BANQUEIROS E ECONOMISTAS

1️⃣ Carta eleva pressão sobre Bolsonaro Valor Econômico (23/03/21).

2️⃣ Empresários tentam agir para conter crise Valor Econômico (23/03/21).

3️⃣ Bastidores: Governo resume carta de 500 economistas e banqueiros a ‘movimento’ contra Bolsonaro Estadão (22/03/21).

4️⃣ Mercado estranha que XP e BTG Pactual tenham ficado de fora da carta de cobrança ao governo Correio Braziliense (22/03/21).

5️⃣ Roda Viva | Gustavo Franco (22/03/21).

INDUSTRIA

6️⃣ Indústria pressiona governo por reformas prioritárias para destravar crescimento do País  Estadão (23/03/21).

EMPRESAS

7️⃣ ‘É preciso credibilidade para reacender os investimentos’, diz presidente da Telefônica Estadão (23/03/21).

SERVIDORES

8️⃣ Projeto de Orçamento dá a militares 1/5 dos investimentos e reajuste salarial Estadão (23/03/21).

9️⃣ Policiais preparam mobilização contra a reforma administrativa e por vacinas Jovem Pan (22/03/21).

🔟 Policiais fazem mobilização nacional contra a reforma administrativa Correio Braziliense (22/03/21).

CONGRESSO

1️⃣1️⃣ Relator quer votar reforma administrativa na próxima semana na CCJ Congresso em Foco (22/03/21).

1️⃣2️⃣ Carlos Sampaio diz que reformas vão trazer mais segurança jurídica para os investidores Jovem Pan (22/03/21).

✔️ Artigos e colunas na imprensa (impressa e digital)

1️⃣3️⃣ O Brasil precisa de horizonte O Globo (22/03/21).

1️⃣4️⃣ A qualidade do gasto público Por Helder Rebouças em Valor Econômico (23/03/21).

📱 Trend Topics: quais os assuntos estão em pauta relacionados à Reforma Administrativa

As discussões sobre a Reforma Administrativa estiveram em torno da mobilização das forças policiais em Brasília. Seguem fortes, nos grupos de WhatsApp, os movimentos de pressão nas redes sobre os parlamentares. No contexto de discussão na _web_ destacam-se os termos: Corrupção; Serviços Públicos; #PEC32daGranada; #STFAnulaPec32; Concursos; Comissionados; Rachadinha; Desmonte; Apadrinhados.

📱 Páginas ou pessoas que se destacaram no debate sobre a Reforma Administrativa nas Redes Sociais

[YOUTUBE] Monica de Bolle (3,17M) “A Carta dos Economistas: O que Faltou Dizer” (O vídeo está com 11k visualizações).

[TWITTER] Conrado Hubner @conradohubner (42,5k) “Crises são oportunidades. Para a magistocracia, oportunidades de multiplicar o soldo, a indignidade, a corrupção institucional. Magistocracia nunca perde, nem com reforma da previdência ou administrativa, nem com teto constitucional” (O Tweet está com 240 interações).  

[TWITTER] Movimento Contra Reforma ADM @reformaadmnao (3,7k) “Estamos em décimo terceiro nos trends topcs, continuem!!! #STFAnulaPEC32  já” (O Tweet está com 532 interações).

[TWITTER] Rubens Otoni @RubensOtoni (15,1k) “Para aqueles iludidos com a REFORMA ADMINISTRATIVA de Guedes e Bolsonaro a PANDEMIA deixa uma lição. Na hora da crise onde estava a INICIATIVA PRIVADA? Quem está na linha de frente do enfrentamento da pandemia é o SERVIÇO PÚBLICO, é o SUS. Sou contra a REFORMA ADMINISTRATIVA.” (O Tweet está com 1,1k interações).

[TWITTER] Salim Mattar @salimmattarBR (138,4k) “A constituição ´cidadã´ criou tantos privilégios que acabou distinguindo os cidadãos em duas classes: os de 1ª categoria, as elites do Estado, em detrimento dos de 2ª categoria, os pagadores de impostos. #SalimMattar #pagadoresdeimpostos #constituição” (O Tweet está com 3k interações).

[TWITTER] Marcelo Rubens Paiva @marcelorubens (833,8k) “Essa carta de 500 economistas, banqueiros, ex-ministros, apelidada de Carta do PIB (por @octavio_guedes), veio tarde e refletiu sobre a preocupação do mercado com o descontrole da economia / pandemia e com o que mais? Adivinha. Efeito Lula, óbvio.” (O Tweet está com 3k interações).

[TWITTER] Ana Carla – #oBrasilexigerespeito @anacarla_abrao (16,7k) “Descrever a carta redigida por pessoas que há muito se posicionam individualmente contra a situação atual e se colocam de forma correta e propositiva é, no mínimo, preconceituoso. A esquerda ainda não entendeu que não tem uma prerrogativa da verdade – muito menos da correção” (O Tweet está com 244 interações).

📌 Para ficar de olho

[WEBINAR] Movimento a Serviço do BrasilFim da estabilidade do servidor público: prejuízo para a sociedade. Com Rita Von Hunty (Tempero Drag), Charles Alcantrara (Fenafisco), Alberto Ledur (Fenamp) e Amanda Audi (jornalista). 

📌 Outros conteúdos sobre a Reforma Administrativa


[LIVE] Quebrando as Bancas: 191% PRF (138k). A Reforma Administrativa poderá impactar no atual concurso da PRF? (O vídeo está com 12k visualizações).