Ameaçado por sucateamento, Butantan resiste e vacina é conquista da sociedade
Notícias

Ameaçado por sucateamento, Butantan resiste e vacina é conquista da sociedade

Em coletiva de imprensa, realizada no dia 12 de janeiro, o instituto Butantan anunciou os resultados da eficácia da Coronavac, vacina desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Orquestra Sinfônica da Bahia faz homenagem ao Instituto Butantan

Eficácia

Resultados preliminares haviam sido divulgados na semana anterior e causaram grande comoção em todo o País. Segundo a instituição, considerando-se casos muito leves, a eficácia chega a 50,38%. Esse índice fica em em 77,96% para episódios leves que demandam algum tipo de atendimento ambulatorial e 100% contra casos moderados e graves que necessitam de hospitalização.

Essa vacina, que ajudará milhões de brasileiros na luta contra a epidemia da Covid-19 também é uma conquista do serviço público. Mesmo com a campanha contrária conduzida pelo governo federal, com a negligência do poder público com relação à ciência e uma campanha nacional de vacinação, a produção do Instituto Butantan foi possível graças aos esforços de cientistas e pesquisadores comprometidos com a saúde da população e que a consideram um bem coletivo.

A vacina é segura!

O estudo da vacina do Instituto Butantan é o que incluiu mais voluntários no Brasil. Não foram registrados eventos adversos graves e de interesse especial relacionados à vacinação. Portanto, o instituto garante que a Coronavac é segura.

História e importância do Butantan

O Instituto Butantan surgiu em 1899, em meio ao surto de Peste Bubônica. Hoje, é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil e também produz grande parte das vacinas do programa nacional de imunizações.

Documentário mostra como foi o desenvolvimento da Coronavac

Quem vê o Instituto à frente de um projeto tão importante pode não saber que o Butantan luta há mais de 10 anos contra o sucateamento e o descaso promovido pelo estado de São Paulo.

Somente no ano passado, o governador João Doria, que agora pretende colher os louros com a fabricação da vacina, tentou cortar investimentos na ciência em 3 ocasiões. Uma das propostas, que fazia parte de seu ajuste fiscal, previa a retirada de R$ 450 milhões da Fapesp, uma das maiores investidoras junto ao Instituto para a realização de testes da Coronavac. A proposta foi derrubada pela Assembleia Legislativa do São Paulo, em outubro de 2020.

A conquista do Butantan é nossa

Diante de tudo o que temos visto de ruim no Brasil e no mundo no último ano, especialmente da situação calamitosa por que passa Manaus perante à inoperância do poder público, o desenvolvimento dessa vacina por uma instituição brasileira mostra o quanto é necessário proteger o serviço público, que não está sujeito a pressões políticas e realmente tem como foco a prestação de serviços à população. A conquista do Butantan é uma conquista de toda a sociedade brasileira.

Uma vacina do Brasil

O Instituto Butantan entregou todos os documentos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) necessários para o pedido de uso emergencial da CoronaVac no Brasil, segundo o site do órgão federal que faz o acompanhamento diário da situação do processo. O órgão deve decidir no domingo (17) sobre o pedido.