Educação Superior Pública sob Ameaça: impactos da Reforma
Publicações

Educação Superior Pública sob ameaça: Fonacate lança mais um caderno sobre a Reforma Administrativa

Caderno da Reforma Administrativa: Educação Superior Pública sob Ameaça

O Fonacate*, em parceria com a Frente Servir Brasil, lançou nesta semana mais um volume da série de cadernos que tratam dos impactos da Reforma Administrativa. A discussão do 21º caderno é sobre a ameaça à educação superior pública.

O lançamento foi feito no Youtube com as participações de José Celso Cardoso Jr, coordenador da Comissão de Estudos do Fonacate, do Dep. Federal Professor Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Servir Brasil, e de Ana Luiza Matos de Oliveira, coordenadora-geral da Servir Brasil.

O caderno 21, discutido durante a live, trata dos efeitos da Reforma Administrativa sobre a educação superior pública. Para o Professor Israel Batista, a universidade pública brasileira nunca esteve tão ameaçada como agora, desde a redemocratização.

“Temos visto constantes ameaçadas de cortes, de fechamento de instituições respeitáveis, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Percebemos que é preciso desfazer os mitos que se contam sobre a educação superior pública brasileira. Há um trabalho diário para constranger e acabar com o prestígio das Universidade, e é por isso que a gente lança esse caderno”, diz.

Ana Luiz diz que a Constituição Federal continua sob ataque “não só do autoritarismo, mas também da austeridade fiscal”. Para ela, esse olhar de austeridade enxerga o Estado como inchado e ineficiente e estende essas críticas à Universidade, como inútil e elitista”.

Acesse o caderno 21 da Reforma administrativa aqui

*Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado