Enio Verri: a quem serve a Reforma Administrativa?
Debate

Enio Verri: a quem serve a Reforma Administrativa?

"Afinal, a quem serve a reforma administrativa?", questiona Enio Verri

Em artigo para o Correio Braziliense, o deputado federal e economista Enio Verri (PT-PR) diz que a proposta de Reforma Administrativa do governo, apresentada na PEC 32/2020, se vende como uma revolução, mas só vai afetar servidores públicos e quem usa o serviço público, principalmente a população mais pobre.

Verri também alerta para o fato de que a proposta, caso seja aprovada, fará com que ressurjam os funcionários apadrinhados, precarização da forma de contratação dos trabalhadores e mudanças em serviços essenciais como o SUS, o INSS, os bancos públicos, dentre outros.

Verri diz que a lógica exclusiva do corte de gastos é equivocada, já que o cidadão deve ter os impostos pagos revertidos em serviços de qualidade. “A lógica da Reforma de cortar gastos é cruel e errada. Se o indivíduo paga impostos caros, sacrificando uma parte do seu trabalho e do que ele ganha, o direito ao amplo acesso de serviços públicos e de qualidade oferecidos pelo Estado não pode ser negado.”

“Mas barrar os avanços da PEC 32 contra os direitos dos servidores públicos previstos na Constituição e preservar a prestação dos seus serviços, sem prejudicar os mais pobres, só será possível com união de forças dos partidos de oposição no Congresso, e de entidades representantes dos servidores e a sensibilização da base do governo em prol da proteção do serviço público.”, diz Verri.

Leia o texto aqui.