Estabilidade do servidor protege Estado e cidadãos - Que Estado queremos?
Notícias

Estabilidade do servidor protege Estado e cidadãos

Estabilidade do servidor protege Estado e cidadãos

O direito de ter estabilidade e nunca ser demitido do emprego é o sonho de muitos brasileiros. Existe no imaginário comum a impressão de que isso é um privilégio do servidor público, mas não é bem assim.

Em mais um vídeo produzido pelo Que Estado Queremos mostramos que a estabilidade do servidor é importante para o Estado e para toda a sociedade.

É por ela, um princípio garantido pela Constituição Federal de 1988, que servidores têm a liberdade de exercer suas tarefas sem interferência política ou tentativa de coerção.

A proposta de Reforma Administrativa entregue pelo governo Bolsonaro ao Congresso Federal na forma da PEC 32/2020 pretende acabar com a estabilidade para novos servidores.

Isso seria um prato cheio para interferências políticas e crescimento da corrupção. Vale lembrar que a lei já prevê situações em que servidores podem perder seus cargos caso descumpram princípios éticos e profissionais a administração pública.

A população já entendeu que a estabilidade é boa para o país e a maioria aprova que ela seja mantida também para novos servidores, como apontou pesquisa encomendada em janeiro pelo Instituto Livres.

Assista: