Fonacate: Terceirização no serviço público é precarização
NotíciasPublicações

Fonacate: Terceirização no serviço público é precarização

O Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) lança nesta quarta-feira (10) o 17º caderno com informações sobre a Reforma Administrativa.

Nessa edição, Graça Druck, doutora em Ciências Sociais, economista e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mostra como a terceirização no serviço público brasileiro é um instrumento de privatização do Estado e gera precarização dos serviços prestados à população e das relações trabalhistas.

“A terceirização é uma forma de organização do trabalho que atende de forma exemplar os objetivos do capitalismo neoliberal,
cuja lógica é desenvolver ao máximo a mercantilização da força de trabalho, aprofundando sua tendência a explorar o trabalho
sem limites, redefinindo a regulação pelo Estado”, diz a autora.

No caderno, Druck apresenta resultados de pesquisas e análise do processo de terceirização em curso no Estado brasileiro utilizando dados da Reforma do Aparelho de Estado nos anos 1990 até o período atual.

Lançamento do caderno 17 do Fonacate sobre a Reforma Administrativa

Horário: 16h

Canal: Youtube

Convidados: Graça Druck, o presidente da Frente Servir
Brasil, deputado federal Professor Israel Batista (PV/DF); o presidente da Fonacate, Rudinei Marques; e o coordenador da Comissão de Estudos do Fonacate, José Celso Cardoso Jr.

Acesse o estudo completo aqui.