Lotta: Reforma administrativa poupa elite e piora problemas do serviço público
Debate

Lotta: Reforma administrativa poupa elite e piora problemas do serviço público

Para o UOL, a professora Gabriela Lotta (FGV) escreve que o serviço público brasileiro precisa de reformas, mas não nos moldes colocados pela PEC 32/2020.

Para ela, muito já foi feito até aqui mas é preciso aumentar a cobertura e a qualidade dos serviços em um país de proporções continentais e extremamente desigual.

“A pergunta que fica é: mas então, de que reforma o Brasil precisa? E a resposta central é: de uma reforma que busque soluções a partir de um verdadeiro diagnóstico sobre a heterogeneidade do Estado brasileiro e que tenha como princípio norteador a busca de maior efetividade das políticas, inclusão social e redução de desigualdades”, diz.

Lotta propões quatro temas que deveriam guiar uma reforma eficiente: 1. Gestão de pessoas; 2. Estrutura; 3. Relação entre Estado e prestadores de serviço; 4. Sistemas de controle.

“Não há dúvidas de que o Estado brasileiro precisa de uma reforma que busque construir um Estado melhor, e não menor. E a melhoria do Estado brasileiro deve partir de um diagnóstico sobre seu real funcionamento e sobre suas heterogeneidades. E deve, acima de tudo, se basear em propostas construídas no debate público envolvendo a sociedade que é, afinal, a mais impactada pelas ações e inações do Estado brasileiro”, conclui Gabriela Lotta.

Veja aqui o texto completo.