Marlon de Souza: reforma administrativa não deve focar só despesas - Que Estado queremos?
Debate

Marlon de Souza: reforma administrativa não deve focar só despesas

Mais do que buscar o importante equilíbrio fiscal, uma reforma administrativa – que se faz, de fato, necessária – deve focar a organização e o funcionamento da administração pública. “O corte de despesas pode ser uma condição necessária, mas não o suficiente para promover os ganhos substanciais de produtividade que o setor público precisa”. Esse é o argumento proposto por Marlon Cecilio de Souza em texto publicado nesta sexta (22) no Valor Econômico.

Economista pela UERJ, pós-graduando em política e sociedade pelo IESP-UERJ e analista de crédito no Bank of New York Mellon, Marlon de Souza defende que uma melhor organização do Estado passa por questões constantemente pautadas pela sociedade.

Se as escolas públicas atendem mais de 80% dos alunos do ensino fundamental e médio e há espaço para melhorias na educação, se a segurança pública deixa a desejar, se o SUS é exemplo mundial mas tem ineficiências, o que cabe é qualificar os serviços públicos e não focar exclusivamente nas despesas, defende o autor.

Leia a íntegra no Valor Econômico.