Mudança na Constituição pode reduzir direitos sociais, alerta Cardoso Jr - Que Estado queremos?
DebateNotícias

Mudança na Constituição pode reduzir direitos sociais, alerta Cardoso Jr

Dos muitos direitos sociais que estão consolidados na Constituição Federal de 1988, mas em risco de serem restringidos com a PEC 188/2019, uma proposta chama especial atenção. Trata-se da tentativa de substituir o texto do artigo 6º da Constituição, que estabelece que “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”, pelo parágrafo único: “será observado, na promoção dos direitos sociais, o direito ao equilíbrio fiscal intergeracional”.

Foi sobre o questionável (pseudo) conceito de “equilíbrio fiscal intergeracional”, suas implicações e severa restrição dos direitos sociais no país, que José Celso Cardoso Jr., doutor em Desenvolvimento e presidente da Afipea-Sindical escreveu no Estadão no último domingo (21). Cardoso Jr. argumenta que é uma perspectiva que leva a um processo de financeirização da dívida pública (e da sua gestão), de privatização das finanças públicas, com implicações perniciosas para a dinâmica de crescimento econômico, assim como para as condições de reprodução social da população. 

Alerta, ainda, que não há garantia de que a reforma administrativa, da qual as PECs 186, 187, 188 de 2019 e PEC 32/2020 são parte, revertam a estagnação ou declínio dos índices de atividade econômica e da produção industrial no país. “Pelo contrário, devem agravá-lo, ou na melhor das hipóteses instaurar a estagnação com retrocesso social como o novo normal brasileiro.”

Leio a íntegra no Estadão.