Reforma administrativa destrói serviço público, diz Israel Batista ao Metrópoles - Que Estado queremos?
Debate

Reforma administrativa destrói serviço público, diz Israel Batista ao Metrópoles

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público – Servir Brasil, deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), falou nesta segunda (1º) ao Metrópoles sobre a PEC32/2020, da reforma administrativa. Para ele, a proposta destrói a infraestrutura do serviço público, especialmente ao atacar a estabilidade do servidor, uma garantia democrática.

A PEC abre espaço ainda, afirma ele, para povoar os cargos públicos com indicações políticas. Com a eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara, a reforma administrativa ganha status de prioridade e Jair Bolsonaro passa a ter grande força na Casa.

“Uma reforma administrativa tem que melhorar o serviço público e não enfraquecer o servidor. O governo diz que o serviço público brasileiro é ruim e que o remédio para isso é acabar com a estabilidade do servidor. Quando a gente pega as pesquisas, a gente observa que onde o servidor é concursado, onde ele é estável, onde ele tem vínculo concreto com o Estado, o serviço público é melhor”, afirma o deputado na entrevista.

A Servir Brasil deve apresentar nos próximos dias um texto substitutivo à PEC32/2020.

Veja a íntegra da entrevista.