Semana de negociações e mobilizações; como anda a PEC 32
Notícias

Semana de negociações e mobilizações; como anda a PEC 32

Imagens de Arthur Lira, Paulo Guedes e protesto com cartazes contra a PEC 32, com o texto "Semana de negociações e moblização - Como anda a PEC 32"

Esta semana foi marcada por protestos contra a PEC 32/2020 (a reforma administrativa do governo Bolsonaro), adiamento de sua votação e pressão contra Guedes. Fizemos um compilado de negociações, bastidores e mobilizações e também do que rolou nas manchetes dos principais jornais do País.

Na segunda-feira, em aceno positivo à inclusão de temas de interesse dos policiais no texto da reforma, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luis Antônio Boudens, declarou que Bolsonaro recomeça a se aproximar da categoria.

No mesmo dia, a Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados publicou uma nota oficial alertando que a última versão do relatório de Maia, aprovada na Comissão Especial e que está pronta para ser votada em Plenário, é a pior de todas. Para o deputado Rogério Correia (PT-MG) a proposta está tão ruim que a única alternativa é rejeitá-la.

Na terça-feira, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), esteve reunido com parlamentares de oposição em sua residência oficial para discutir preço dos combustíveis. Segundo fontes, o clima era de que a reforma administrativa perdeu força para ser votada em plenário. No momento, levantamento indica 190 deputados a favor da PEC, 174 indecisos e 149 contra. São necessários 308 para sua aprovação.

Lira viajou no mesmo dia para Roma, onde participa da 7ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G-20, e afirmou que a votação fica para depois do feriado do dia 12 de outubro. Na segunda, (11), a Diretoria-Geral da Casa estabeleceu ponto facultativo para servidores e funcionários.

Os movimentos de servidores públicos estiveram presentes durante toda a semana em frente aos anexos da Câmara dos Deputados, onde estão localizados os gabinetes da maioria dos deputados. Com carros de som, o recado era claro: aqueles que votarem a favor da reforma, não retornarão para um próximo mandato. Eles também estão mobilizados no aeroporto de Brasília esperando o desembarque dos parlamentares.

Continuou repercutindo por toda a semana a revelação trazida pela Pandora Papers de que o ministro da Economia Paulo Guedes mantém uma offshore em paraíso fiscal. Vale lembrar que ele chegou a chamar os servidores públicos de “parasitas” no ano passado para defender a PEC 32/2020.

Na quarta-feira, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) se reuniu com deputados ligados às bancadas da segurança pública: Capitão Augusto (PL-SP), presidente da Frente Parlamentar da Segurança; Subtenente Gonzaga (PDT/MG), coordenador da Servir Brasil; e Paulo Ramos (PDT-RJ), policial militar reformado. Segundo informou a Frente, todos esses parlamentares fizeram discursos contrários à reforma Administrativa, alegando que seu conteúdo impactaria negativamente as categorias que representam.

O ex-presidente Lula se encontrou com parlamentares contrários à reforma nesta quinta-feira (7) e também com servidores públicos. O evento contou com a presença da Frente Servir Brasil e de diversos outros movimentos que discutiram com o ex-presidente as possíveis consequências da aprovação da PEC. Lula manifestou seu apoio à luta da categoria.