01/03 | Destaques sobre a Reforma Administrativa - Que Estado queremos?
Monitoramento

01/03 | Destaques sobre a Reforma Administrativa

Destaques sobre a reforma administrativa

Avaliação geral das temáticas pró-reforma e contra a reforma

📰 Desde que Bolsonaro interveio na Petrobras, a Reforma Administrativa passou a ser debatida no contexto amplo da pauta liberal capitaneada por Paulo Guedes e sua viabilidade diante das circunstâncias políticas e sanitárias.

1️⃣ A Folha destaca que Bolsonaro “morde e assopra” para manter Guedes, mas que o ministro encara a aprovação da PEC Emergencial como um teste de sua permanência no governo. O jornal também pontua que Bolsonaro, sob a influência de ministros militares, tem feito pressão também em outras frentes econômicas, como na ameaça de demissão de indicados de Guedes, dentre eles o presidente do Banco do Brasil.

2️⃣ O Estadão destacou que Bolsonaro ficou incomodado com a decisão da instituição de fechar agências e abrir um programa de demissão voluntária para reduzir custos e ameaçou demitir o presidente da instituição, André Brandão, que acabou colocando seu cargo à disposição na sexta-feira (25). O jornal destaca outros pontos que demonstraram o perfil “estatizante” de Bolsonaro — nova tag dos jornais — e afirma que por decisão dele a proposta enviada pelo governo ao Congresso para mudar o RH do Estado, excluiu os atuais servidores, militares, parlamentares, magistrados, promotores e procuradores.

3️⃣ E que é o fim do sonho de uma profunda mudança liberal no Estado brasileiro e da ideia de que, sob a batuta de Paulo Guedes, haveria um choque de gestão, que déficit fiscal acabaria, que muitas privatizações seriam feitas, que o poder público seria mais eficiente e o ambiente de negócios sofreria uma revolução.

4️⃣ Em relação à aprovação da PEC Emergencial, a Folha destaca que a área econômica enfrenta dificuldades em sua aprovação no formato defendido por Guedes, que aposta na aprovação dessa proposta para destravar a pauta liberal no Congresso e definir sua permanência no governo. O senador Nelsinho Trad (PDS-MS) afirmou que querem pegar algo já pacificado, que tem apoio de todos, e inserir uma matéria [as medidas de ajuste] que não vem ao caso agora. Entretanto, a equipe de Guedes afirma que aprovar o auxílio sem contrapartidas fiscais dará uma sinalização muito ruim ao mercado.

6️⃣ Contudo, apesar de o relator Márcio Bittar (MDB-AC) ter retirado do parecer o item que previa a redução temporária de 25% do salário e jornada de servidores, essa medida ainda pode voltar ao texto por emenda.

8️⃣ O Antagonista aponta que o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos),
membro da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, pode ser o relator da PEC 32.

🔟 Na live da IstoÉ, o deputado Israel Batista (PV-DF) afirmou que a impressão que dá é que o texto da PEC 32 foi escrito por pessoas que têm pouco conhecimento da administração pública e que é avanço da política sobre a técnica.

1️⃣1️⃣ a 1️⃣4️⃣ Já entre os interlocutores do mercado financeiro, segue o esforço de se descolar de Bolsonaro e organizar a narrativa da pauta liberal para adequá-la à realidade pós-pandemia.

1️⃣5️⃣ No Poder 360º, Alon Feuerwerker aponta que reformas administrativa e tributária, para não empacarem no Congresso, terão que produzir consensos legislativos, que necessariamente implicarão lipoaspirações. E que a discussão da reforma administrativa talvez seja menos complicada e sua votação oferecerá a tradicional photo-op para deputados e senadores aparecerem nas imagens celebratórias.

1️⃣6️⃣ Em sua coluna na Folha, Celso Rocha Barros afirmou que na pior semana do século brasileiro, Brasília fugiu da polícia, e a Faria Lima vendeu Petrobras e que se já houve mecanismo capaz de fazer as duas trabalharem pelo Brasil, parece ter parado de funcionar.​

📱 Nas redes sociais, as críticas à agenda liberal têm crescido e o discurso começa a se integrar de forma mais premente na contestação das ações do governo. As mobilizações entre os que são contrários à Reforma tem crescido e começa a incomodar os parlamentares, que têm reagido.

✔️ Manchetes, matérias, editoriais e entrevistas do dia sobre a Reforma Administrativa.

GOVERNO

1️⃣ Bolsonaro adota a tática do ‘morde e assopra’ para manter Guedes. Folha de SP (27/02/21).

2️⃣ ‘Velho’ Bolsonaro ‘renasce’ com intervenção na economia Estadão (27/02/21).

3️⃣ A decepção com Bolsonaro Estadão (01/03/21).

4️⃣ Por PEC do auxílio com ajuste fiscal, governo deverá fazer novas concessões Folha de SP (28/02/21).

PEC EMERGENCIAL

5️⃣ Auxílio emergencial sem corte de gasto é suicídio hiperinflacionário, diz emoresário. Folha de SP (27/02/21).

6️⃣ Redução de salário de servidores pode voltar ao texto da PEC Emergencial. O Dia (01/03/21).

CONGRESSO NACIONAL

7️⃣ Lira diz que 2021 tem ‘tempo de sobra’ para reformas e detalha calendário. Estadão (26/02/21).

8️⃣ Reforma administrativa: aliado de Lira deve ser escolhido relator. O Antagonista (28/02/21).

MILITARES

9️⃣ Entenda a militarização do governo Bolsonaro e as ameaças que isso representa. Folha de S. Paulo (28/02/21).

POSIÇÕES CONTRÁRIAS

🔟 ‘O governo federal tem medo de cobrar das elites’, diz deputado Israel Batista Isto é Independente (26/02/21).

MERCADO FINANCEIRO

1️⃣1️⃣ Ala liberal perde espaço e sobe o tom contra Bolsonaro. Estadão (27/02/21).

1️⃣2️⃣ Em livro, Insper aponta como lições deixadas pela crise da covid um ano após primeiro caso. Estadão (27/02/21).

1️⃣3️⃣ Quatro desafios para destravar o crescimento da economia brasileira em 2021 Gazeta do Povo (27/02/21).

1️⃣4️⃣ 10 mentiras da campanha da CUT contra as privatizações Revista Oeste (27/02/21).

✔️ Artigos e colunas na imprensa (impressa e digital).

1️⃣5️⃣ Curva de aprendizagem na Câmara. E funciona como coisas por aqui Por Alon Feuerwerker em Poder 360º (27/02/21).

1️⃣6️⃣ Lira diz que 2021 tem ‘tempo de sobra’ para reformas e detalha calendário InfoMoney (26/02/21).

1️⃣7️⃣ Brasília foge, e Faria Lima vende, enquanto brasileiros morrem Folha de SP (28/02/21).

📱 Trend Topics: quais os assuntos estão em pauta relacionados à Reforma Administrativa.

As discussões sobre a Reforma Administrativa repercutiram o debate em torno da PEC Emergencial e das contrapartidas do Auxílio Emergencial. As interações nos grupos de WhatsApp seguiram intensas e refletiram também ações de mobilização, tanto nas redes quanto nas ruas. Seguem fortes os movimentos de pressão nas redes sobre os parlamentares. No contexto de discussão na web destacam-se os termos: População; Serviços Públicos; Servidor; Bolsonaro; Câmara; Congresso; Povo; Qualidade; Contra; Emergencial.

📱 Páginas ou pessoas que se destacaram no debate sobre a Reforma Administrativa nas Redes Sociais

[TWITTER] Thiago Amparo @thiamparo (92k) “Se o mercado quisesse mesmo domesticar Bolsonaro, já teria pressionado pela saída de Pazuello e por vacinação já. Economia não vai girar sem vacinação em massa e agora. Ou não quer, porque reformas valem mais do que vidas, ou não pode, porque militares é que mandam.” (O Tweet está com 8k interações).

[TWITTER] JornalismoWando @JornalismoWando (151k) “Esse é um dos donos do Ranking dos Políticos, aquele ranking picareta ligado ao partido Novo.” link: Auxílio emergencial sem corte de gasto é suicídio hiperinflacionário, diz empresário. (O Tweet está com 1,7k interações)

[TWITTER] Filipe Barros @filipebarrost (411k) “1/2. O poder público se avocar no direito de definir quais atividades são ou não essenciais nos mostra um estado paternalista e autoritário, cujo estamento burocrático é composto por servidores públicos que, parte deles (não todos), ignoram o fato de que…” (O Tweet está com 2k interações)

[TWITTER] Celso Rocha de Barros @NPTO (69k). “A coluna de hoje é sobre a pior semana do século XXI brasileiro e sobre o que Brasília e a Faria Lima estava fazendo enquanto isso. Link: Brasília foge, Faria Lima vende, enquanto brasileiros morrem. (O Tweet está com 700 interações)

[TWITTER] Ana Carla @anacarla_abrao (16,6k) “Será que finalmente assistiremos ao fim desse absurdo?” Link: MP junto ao TCU quer fim de férias de 60 dias para magistrados…
(O Tweet está com 1,5k interações)

[TWITTER] Ministro Luiz Ramos @MinLuizRamos (216K) “Pres Bolsonaro vai ao Congresso, para entregar o PL que permitirá que a empresa dos Correios possa ser privatizada ! Diferentemente de críticas infundadas, o Gov Bolsonaro segue firme em sua pauta liberal!! Vamos mudar o Brasil” (O Tweet está com 4,3k interações)

[TWITTER] MaraLuquet @MaraLuquet (169k) Em resposta a @LucianoHuck e @Estadao “Não é repensar o capitalismo, é criar um novo modelo, que combata a desigualdade, crie oportunidades e tenha o Estado necessário. Não o Estado q cria castas no funcionalismo público, que impulsiona a concentração de renda e que fica de joelhos para o corporativismo e empresários.” (O Tweet está com 1k interações).

📌 Para ficar de olho

Basta! – Ato público contra as PECs 186 e 32. Mais de 250 entidades representativas de servidores federais, estaduais e municipais, na tarde desse domingo, se reuniram em torno do movimento “Basta!”. Farão um ato de protesto virtual, na próxima terça-feira, 2 de março, a partir das 13 horas.

📌 Outros conteúdos e mobilizações que circulam na Web

SindSaúde PR (488) Reforma Administrativa – A PEC da Rachadinha. “A Reforma Administrativa do governo Jair Bolsonaro é chamada de PEC da Rachadinha, porque transformará os serviços públicos em mercadoria e substituirá servidores concursados por apadrinhados políticos. Consequência: queda de qualidade, aumento de corrupção. Parece bom?”