Fonacate lança 5 cadernos da série sobre Reforma Administrativa
NotíciasPublicações

Fonacate lança 5 cadernos da série sobre Reforma Administrativa

Capa de cinco cadernos coloridos escrito Reforma Administrativa. Ao lado, o texto "Fonacate lança 5 cadernos da série sobre Reforma Administrativa"

O Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) lançou nesta semana mais cinco volumes da série de Cadernos da Reforma Administrativa.

Os Cadernos 27, 28, 29, 30 e 31 abordam a temática “Financeirização e Privatização da Finanças Públicas no Brasil: arranjo institucional e implicações econômicas e sociais”.

O lançamento, que aconteceu nas redes no Fórum na tarde desta quarta (15), contou com a participação de Carlos Ocke, Luiz Alberto Marques, Carlos Eduardo Santos Pinho, Arnaldo Provasi Lanzara e Ladislau Dowbor.

Os professores e economistas falaram de atuação desastrosa do atual governo no combate à pandemia e como a política atual de austeridade fiscal (que eles classificam como seletiva) prejudica os serviços públicos, principalmente a saúde.

Provasi acredita que o governo tem feito de tudo para facilitar a entrada dos serviços privados no SUS. E explica também que a política de assistência social está sendo muito afetada principalmente com a mudança das políticas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil, que segue uma lógica de mercantilização.

Marques explicou novamente que o Estado brasileiro gasta, per capta, muito menos com os serviços públicos do que as grandes sociais democracias, e isso, claro, tem impacto na qualidade da prestação dos serviços. “. Há um problema de diagnóstico da sociedade brasileira quando se diz eu se gasta demais e o problema é só gestão. É preciso sair dessa generalidade”, disse.

Acesse os cadernos aqui.