15|04 Destaques sobre a Reforma Administrativa - Que Estado queremos?
Monitoramento

15|04 Destaques sobre a Reforma Administrativa

Avaliação geral das temáticas pró-reforma e contra a reforma

📰 GOVERNO

Sobre o impasse em torno da sanção do orçamento de 2021, em reunião na terça-feira (13) à tarde no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), alertou o presidente Jair Bolsonaro que o governo perderá a base de apoio caso vete o projeto e não conseguirá mais aprovar nenhuma matéria no Congresso, incluindo as reformas administrativa e tributária. Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender o veto com o argumento de que Bolsonaro pode cometer crime de responsabilidade, que poderia acabar desembocando num processo de impeachment. O grupo de Lira aposta que, se houver rompimento, Flávia Arruda deixaria o cargo para o qual foi recém-nomeada. O Estadão apurou que Flávia não admite essa hipótese. Na reunião, o ministro da Economia bateu a todo momento na tecla dos riscos de perda de mandato ou, ainda, de Bolsonaro se tornar inelegível. As críticas à atuação de Guedes e de sua equipe, porém, já não são feitas apenas por militares. Seriam compartilhadas até mesmo pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Cotado como opção número 1 para substituir Guedes, Campos Neto tem afirmado, em conversas privadas, que a equipe do ministro se revelou incompetente. Ele poupou, porém, o ministro, a quem tem gratidão. 

📰 MERCADO

Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente do conselho de administração e acionista da Ultrapar, Pedro Wongtschowski foi questionado sobre o que o país poderia fazer, no curto prazo, para controlar a pandemia e alavancar a economia? Wongtschowski afirmou que tem defendido a “necessidade urgente da reforma tributária, de uma reforma administrativa e o reposicionamento do Brasil na frente externa, especialmente com a questão ambiental sendo tratada da maneira apropriada.” Ele afirmou ainda que tem participado do grupo Unidos pela Vacina, liderado pela empresária Luiza Trajano, que está fazendo todos os esforços possíveis para conseguir vacinar todos os brasileiros, idealmente até setembro, com o objetivo de tentar controlar a pandemia. Sobre a má gestão da pandemia, que deve encerrar o mês de abril com o trágico número de 400 mil mortos, Pedro Wongtschowski disse que quando se juntou ao grupo Unidos pela Vacina, a convite de Trajano, todos da liderança assumiram o compromisso de olhar para a frente, e não para trás e que o setor privado já está contribuindo muito.

Ao Valor Econômico, diversos gestores do mercado financeiro declararam que o principal ponto de atenção do mercado no curto prazo não está nos juros e sim na questão fiscal e na possibilidade de descontrole das contas públicas e que quase já não se fala nas reformas administrativa e tributária. Daniel Weeks, economista-chefe da Garde Asset Management, afirmou que “o cenário de curto prazo é mais preocupante, mas esperamos uma descompressão no segundo semestre. Se a economia reabrir de forma gradativa após os grupos de risco terem sido vacinados, a pressão por mais gastos do governo irá se reduzir”. 

📰 ARTIGO

Em artigo no blog Rondônia Agora, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Rondônia afirmou que a atual conjuntura política tem trazido uma onda de retrocessos sem precedentes aos servidores públicos. Direitos conquistados pelos servidores públicos, inclusive muitos transitados em julgado, por meio de lutas sindicais, estão de uma hora pra outra, sumariamente desaparecendo. Esses retrocessos nada mais são do que parte da política estatal de privatização e precarização dos serviços públicos. O Sindsef-RO disse que a história nos mostra com resultados positivos, que somente por meio de organização da classe dos servidores, em torno de seus interesses, consegue garantir melhorias concretas com ganhos para toda a sociedade. 

📱REDES SOCIAIS

Nas redes sociais, as discussões em torno da Reforma Administrativa andam pouco aquecidas e servem de narrativa acessória a outras questões ligadas à pandemia. Nos últimos dias, são basicamente os grupos de servidores públicos e alguns parlamentares que ainda mantém o tema em pauta em debate. Nos grupos de WhatsApp, os debates ficaram em temas difusos e em algumas ações de pressão nas redes sociais de parlamentares.

✔️ Manchetes, matérias, editoriais e entrevistas do dia sobre a Reforma Administrativa

GOVERNO

Orçamento põe Bolsonaro sob risco de perder base no Congresso ou Guedes Estadão (15/04/21). 

MERCADO

Ultra almeja ser um gigante de óleo e gás Valor Econômico (15/04/21). 

Gestores projetam retomada Valor Econômico (15/04/21)

ARTIGO

Desafios: Reformas administrativa e previdenciária, terceirização de serviços públicos.  Rondonia Agora (14/04/21)

📱 Trend Topics: quais os assuntos estão em pauta relacionados à Reforma Administrativa

As discussões sobre a Reforma Administrativa repercutiram os números da pandemia e a CPI da Covid. Nos grupos de WhatsApp, seguiram as ações de pressão sobre os parlamentares voltaram a crescer. No contexto de discussão na web destacam-se os termos: Pandemia; Petição; Servidores; Câmara; Deputados; Rejeição; Maio; Governo. 

📱 Páginas ou pessoas que se destacaram no debate sobre a Reforma Administrativa nas Redes Sociais

[TWITTER] Felipe Rigoni@rigoni_felipe (25k) “Se não fizermos uma reforma administrativa e cortarmos na carne, combatendo privilégios no Legislativo, nos penduricalhos do Judiciário e nos benefícios dos militares, estamos levando o país para o caminho dos juros altos. E a consequência será desastrosa. (A thread está com 450 interações). 

[TWITTER] Movimento Contra Reforma ADM@reformaadmnao (3,9k) “No lugar da reforma administrativa, deveriam taxar as grandes fortunas e retirar benefícios de políticos.” (O tweet está com 200 interações). 

[TWITTER] Salim Mattar@salimmattarBR (143k) “[Card Instituto Liberal] País dos absurdos! Profissões inusitadas O setor Público abriga profissionais como: Auxiliar de cinegrafista, Auxiliar de iluminador, Auxiliar de serralheiro, Chaveiro, Decorador, Desenhista, Técnico de curtimento, Vaqueiro.” (O tweet está com 900 interações). 

[TWITTER]  Câmara dos Deputados@camaradeputados (1M) “Em debate externo, relator da #ReformaAdministrativa na @ccjc_camara, deputado @depdarcidematos, prevê votação da proposta no colegiado mês que vem.” (O tweet está com 33 interações).

[FACEBOOK] Diga não à Reforma Administrativa! (40k) “Muita gente ainda não assinou, é facinho, facinho… Abaixo assinado: Diga não à PEC da Reforma Administrativa” (O post está com 274 reações, 140 comentários e 73 compartilhamentos). 

📌 Para ficar de olho

[LIVE] Guide Investimentos (19,4k). Reforma Administrativa: live com Bia Kicis, a nova presidente da CCJ da Câmara dos Deputados.  A iniciativa é a primeira de uma série de conversas com importantes nomes que discutirão o atual cenário político e analisarão o impacto no mercado financeiro, especialmente nos investimentos. 15/04 às 12h. (O link para a live foi retirado do ar, colocamos o link para o canal da Guide Investimentos que irá realizar a live.)

[LIVE] Portal Desacato (4k) PEC 32: a destruição do setor público. “A população precisa entender como será afetada pela Proposta de Emenda Constitucional 32/2020. O movimento sindical rejeita a proposta na íntegra e avalia que a PEC 32, que trata da Reforma Administrativa, vai inviabilizar os Serviços Públicos no Brasil. Serão entrevistados o presidente do Sintrasem, Renê Munaro, e o advogado trabalhista, Prudente Mello. Nesta sexta-feira, dia 16, às 11h

📌 Outros conteúdos sobre a Reforma Administrativa


[CAMPANHA] Extra Classe Web TV Bomba! A Reforma Administrativa vai explodir os serviços públicos que você usa. “O posto de saúde, a escola pública, a vacina, o SUS, o socorro policial. Nada disso existe sem o servidor público. Porém, o Governo Bolsonaro, conforme disse Paulo Guedes (Ministro da Economia) em abril de 2020, classifica os servidores públicos como inimigos. Por isso, julga que devem ser combatidos com a granada da Reforma Administrativa.”