23|04 Destaques sobre a Reforma Administrativa - Que Estado queremos?
Monitoramento

23|04 Destaques sobre a Reforma Administrativa

Avaliação geral das temáticas pró-reforma e contra a reforma

📰 CONGRESSO

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que as reformas estruturantes voltarão à pauta da Casa e que a administrativa deve avançar nos próximos dias. A Folha de S.Paulo destaca que a instalação da CPI no Senado para apurar a gestão da pandemia de Covid-19 no país deve atrapalhar ainda mais a tramitação da reforma administrativa, considerada prioridade por Lira. A interlocutores, Lira demonstrou preocupação com mais atrasos na tramitação da reforma no Senado. Com o foco nas investigações, a tendência de governo e oposição é deixar demais assuntos em segundo plano —o que, no caso das mudanças no serviço público, atenderia os interesses de partidos de esquerda, contrários à pauta. A opinião é compartilhada com líderes do governo no Legislativo. O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO) afirmou que “destinar parte da ação do Senado para a CPI pode atrasar as reformas e qualquer tipo de projetos que tramitam na Casa.” Felipe Rigoni (PSB-ES), membro da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, também acredita que a CPI da Covid irá atrasar a tramitação da PEC 32. “A CPI tem o potencial de chacoalhar a política inteira. A CPI, como diz o ditado, você sabe como começa, mas não sabe como termina”, disse. “Pode afetar estados e municípios, pode afetar outros ministérios que não só o da Saúde, pode dar em um monte de coisas.” Já o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), líder da bancada do Cidadania, o entrave à tramitação das reformas não está na CPI e afirmou: “Nem na reforma administrativa e nem na tributária você tem propostas consistentes do governo ou consenso no Congresso. A dificuldade de tramitação está aí. Não faz o menor sentido atribuir atraso à CPI”. Em live com o empresário Abílio Diniz, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG) descartou qualquer tipo de impacto da CPI na tramitação da Reforma. “Eu acredito muito que o funcionamento dela, autônomo que é, não interferirá na pauta principal do Senado Federal, que é a pauta das reformas, os projetos de lei que temos que aprovar.”

Após ameaçar colocar a PEC 32 para ser votada direto no plenário, o relator da Reforma Administrativa na CCJ conseguiu aprovar um cronograma de 6 audiências públicas. A sessão solene com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), prevista para a próxima segunda-feira, 26, no entanto, ficou de fora, porque os convidados já teriam outro compromisso. Ficou acordado que a CCJ deverá votar no início da semana que vem um novo requerimento para convidar Guedes para outra data. A aprovação do cronograma de discussão da matéria destrava o processo legislativo ao garantir que a primeira fase da tramitação tenha andamento. Na quinta (29), debatem a favor o ex-secretário de desburocratização Paulo Uebel e o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, e abordarão aspectos contrários Gilberto Bercovici, professor da USP, e Maria Lúcia Fattorelli, auditora da Receita Federal. A aprovação do cronograma também sinaliza a volta do avanço da pauta econômica na Casa Legislativa. 

📱 REDES SOCIAIS

Nas redes sociais, o tuitaço puxado pela Frente Parlamentar do Serviço Público chegou aos Trending Topics do Twitter com a tag #CCjPEC32NAO, totalizando mais de 15k menções. Também repercutiu nas redes a aprovação do cronograma das audiências públicas sobre a Reforma Administrativa na CCJ.

✔️ Manchetes, matérias, editoriais e entrevistas do dia sobre a Reforma Administrativa

CONGRESSO

CCJ aprova cronograma de audiências públicas para discutir reforma administrativa Jota (22/04/21)

Sem Guedes, CCJ aprova cronograma de audiências para reforma administrativa IstoÉ (22/04/21)

Reforma administrativa, que mexe com servidor, deve avançar ‘nos próximos dias’, diz Lira O Globo (22/04/21).

Lira prioriza reforma administrativa, mas CPI da Covid no Senado ameaça tramitação Folha de S.Paulo (22/04/21)

Pacheco diz que CPI da Covid não vai atrapalhar andamento de reformas UOL (22/04/21)

GOVERNO

Quem Inova: Caio Mário Paes de Andrade, do Ministério da Economia, fala sobre o papel dos dados para o Brasil Forbes Tech (22/04/21)

📱 Trend Topics: quais os assuntos estão em pauta relacionados à Reforma Administrativa

As discussões sobre a Reforma Administrativa estiveram em torno da aprovação do cronograma de audiências públicas na CCj e da CPI da Covid. Nos grupos de WhatsApp, seguiram as ações de pressão sobre os parlamentares.

No contexto de discussão na web destacam-se os termos:

📱 Páginas ou pessoas que se destacaram no debate sobre a Reforma Administrativa nas Redes Sociais

📌 Para ficar de olho

📌 Outros conteúdos sobre a Reforma Administrativa