Maués Faria: modernizar o Estado sem suprimir direitos
Debate

Maués Faria: modernizar o Estado sem suprimir direitos

Imagem de manchete: "Modernizar o Estado brasileiro para atualizar processos, não suprimir direitos"

Em artigo para a Gazeta do Povo, Marcio Silva Maués de Faria, promotor de justiça, diz que a proposta de reforma administrativa do governo, na forma da PEC 32/2020, comete erros antigos, trazendo processos descolados dos interesses da maior parte da população brasileira.

Para ele, a proposta é simplista pois visa apenas reduzir gastos por meio da supressão de direitos dos servidores “[…] enquanto a execução, na grande parte da administração pública brasileira, permanece em processos herdados de uma tradição cartorial, de muita complexidade e pouca transparência, fator principal que impede a boa realização de serviços […]”.

Maués de Faria afirma que deve existir correspondência entre o grau de instrução do servidor e sua remuneração e que muitos destes aceitam receber salários menores, abdicando de desejos pessoais em face de um propósito de vida no serviço público.

Ele diz que o verdadeiro foco da PEC deveria estar na mudança da filosofia na gestão pública, com valorização dos servidores e criação de um ambiente favorável à circulação de ideias, com boas estruturas de trabalho.

Leia o texto aqui.