"O País sofrerá com desmantelamento do Estado por décadas", afirma Claudio Ferraz
Notícias

“O País sofrerá com desmantelamento do Estado por décadas”, afirma Claudio Ferraz

Em artigo para o jornal O Globo chamado “O Desmantelamento do Estado”, o professor de economia Claudio Ferraz defende que uma das principais características do processo de desenvolvimento econômico é a complementaridade entre a evolução da economia de mercado e da capacidade estatal. Ele aponta diversos autores que estudaram “o surgimento e a evolução de Estados complexos, com capacidade de garantir direitos de propriedade e prover bens públicos através de burocracia moderna e autônoma”. 

Ferraz explica que o Brasil já deu importantes saltos na capacidade estatal nos últimos 100 anos, inclusive no período da Ditadura, mas que vem retrocedendo de forma impressionante sob o governo de Jair Bolsonaro

“Bolsonaro escolheu desde o começo de seu mandato nomear seus aliados partidários para consolidar seu apoio político em vez de buscar esse apoio nas instituições tradicionais e no jogo político com o Congresso. O que ninguém esperava era que essa escolha fosse levar gente tão incompetente para o governo. Bolsonaro preencheu cargos de alto escalão com militares e agentes incompetentes para exercer suas tarefas.”, diz.

Para ele, essa escolha impede que diversas instituições, como Inpe, Inep IBGE, Ministério da Saúde e CGU executem suas tarefas primárias.”É raro na história dos países termos um Estado que retrocedeu tanto como o Brasil em apenas 2 anos. A incompetência e estratégia eleitoral macabra de Bolsonaro são efetivas em afundar o país, que infelizmente sofrerá os custos do desmantelamento do Estado por décadas”, conclui.

Veja o texto completo aqui.