PEC Emergencial põe granada no bolso dos servidores, diz Erika Kokay - Que Estado queremos?
Debate

PEC Emergencial põe granada no bolso dos servidores, diz Erika Kokay

A PEC da chantagem, da covardia e do cinismo

A granada que Paulo Guedes afirmou que colocaria no bolso do inimigo, na famosa reunião ministerial de 2020, agora está com os servidores e o povo brasileiro. Esse é o argumento da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) em texto publicado na última quinta (18) na Carta Capital. Para ela, a PEC Emergencial, ou PEC 186, é a PEC da chantagem, da covardia e do cinismo.

PEC da chantagem por aliar um insuficiente auxílio emergencial à penalização a servidores. PEC da covardia porque coloca a granada no bolso desses servidores e do povo. PEC do cinismo porque se alimenta de falácias sobre o funcionalismo.

“Quando se coloca a granada no bolso dos servidores e servidoras, congela salários, veda concursos, precariza o serviço público, estamos colocando uma granada no bolso do povo brasileiro e do Estado de proteção social preconizado na própria Constituição Federal de 1988”, afirma.

O desmonte e a austeridade fiscal em um momento de crise como o atual não encontra comparação em nenhum grande país do mundo, reforça Erika Kokay.

“Não há qualquer possibilidade de construção de um estado de bem-estar social, quando se trata servidores e servidoras como inimigos da Nação. Quando se coloca a granada no bolso da professora, está se colocando a granada na sala de aula. Quando se coloca a granada no jaleco branco de enfermeiras e enfermeiros, está se colocando a granada na saúde pública. Servidores públicos são a solução para efetivar políticas públicas e enfrentar as históricas mazelas sociais de um Brasil imenso e profundamente desigual”, defende.

Leia a íntegra aqui.