Kliass: PEC 32 - é urgente conter as “novas boiadas”
Notícias

Kliass: PEC 32 – é urgente conter as “novas boiadas”

Para o blog Outras Palavras, o economista e especialista em políticas públicas e gestão governamental Paulo Kliass escreve sobre a reforma administrativa proposta pelo governo que, para ele, “arrasará serviços públicos, precarizará servidores, e abrirá porta para contratações partidárias”.

Kliass fala sobre a aproximação de Paulo Guedes e Bolsonaro e como esta foi fundamental para a vitória do presidente nas eleições de 2018. Para o autor, o ministro da Economia faz um “serviço sujo” ao manter uma política de austeridade fiscal que aumenta a pobreza e disparidades econômicas e sociais.

O autor aponta que, apesar da popularidade decadente de Bolsonaro, o presidente e Guedes ainda conquistam simpatia das elites brasileiras quando defendem as privatizações e o desmonte do Estado brasileiro.

É nesse contexto que acontece a discussão da reforma administrativa, proposta pelo governo na forma da PEC 32/2020, a que Kliass chama de “monstrengo jurídico e constitucional” que pretende reduzir e desqualificar o serviço público.

Kliass explica que, ao longo dos 12 meses em que a proposta tem tramitado na Câmara, sob a análise de especialistas, o consenso é de que deve ser retirada de tramitação, já que o verdadeiro objetivo de quem elaborou o documento é destruir e confundir.

Para ele, a PEC 32/20 é a cara do bolsonarismo, “no seu conhecido trato autoritário e patrimonialista com o setor público”. Kliass conclui o texto chamando a sociedade a se mobilizar contra a proposta.

Leia o texto completo aqui.